Estrutura da Olimpíada


São encaminhados para os colégios banners de divulgação a cada desafio. A intenção...
...é que mesmo os alunos que não estivessem participando do projeto pudessem saber o que estava acontecendo e sentirem-se intrigados pelos desafios e relações feitas através dos fios culturais entre as obras literárias, os filmes, os textos acadêmicos e didáticos, fotos e obras de arte que estão em destaque em cada um dos banners, exceto no primeiro que divulgava apenas o projeto. É importante ressaltar que há um regulamento anual apresentando as obras literárias que farão parte de cada desafio. Existe, ainda, um Diário Olímpico compartilhado entre Equipe Gestora e colégios. Nele, os alunos relatam o dia a dia dos encontros das equipes, suas discussões, decisões e indecisões a respeito da resolução dos desafios, leituras e pesquisas, organização e conclusão dos trabalhos que são enviados para análise final.

Organização do trabalho nas escolas

Em cada um dos colégios Sesi, é selecionada uma equipe de alunos que disputam colocações no ranking dos desafios. Cada equipe é composta por até 5 estudantes do Ensino Médio da rede, previamente selecionados por seus professores. A seleção é orientada pela Equipe Gestora da Olimpíada de Literatura e ocorre em forma de releituras e retextualizações de textos clássicos da Literatura. Para ajudar na condução da OL na escola e orientações quanto a diversidade das obras escolhidas, é solicitado o apoio de 1 professor de Língua Portuguesa/Literatura mais 4 outros professores de outras disciplinas que atuem no colégio.